quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Histórias de Gato - Chairman Meow e sua dona Wendy

O gato Chairman Meow, que, como o 'quase xará' Mao Tse-tung, também tem preceitos filosóficos (Foto: Reprodução)O gato Chairman Meow, que, como o 'quase xará'
Mao Tse-tung, também tem preceitos filosóficos
(Foto: Reprodução)
Por conta de um gato doente herdado em uma longa história, a americana Wendy Chao decidiu criar um site para angariar fundos e pagar o tratamento do felino, ainda em 2003. Oito anos depois, com o gato saudável, a página continua no ar e faz alerta contra a Bartonella felina, além de doar os ganhos para o resgate de gatos de rua.
página que Wendy criou vem ainda carregada de "conhecimentos filosóficos" e um certo contexto político. Filha de chineses, ela batizou o felino fazendo uma brincadeira com o nome do líder da Revolução Chinesa no início do século XX e filósofo marxista Mao Tse-tung (1893-1976). Tse-tung é comumente referido como "Chairman Mao" em inglês (Presidente Mao), e o gato se chama Chairman Meow (Presidente Miau).
Diferente de Mao Tse-tung, a proposta da "filosofia" de Chairman Meow é comandar uma nova revolução, a dos gatos. Entre seus ensinamentos, aparecem mandamentos cômicos, como: "Felinos do mundo, uni-vos e derrotai os agressores e todos seus cachorros que gostam de correr!"
Além disso, a dona faz e vende camisetas com uma reprodução estilizada do gato, que, com uma boina à cabeça, se assemelha bastante a outro revolucionário, o argentino Che Guevara. Os interessados em ajudar podem ainda comprar brinquedos feitos a mão para felinos. São reproduções de tradicionais comidas chinesas, como gyoza e rolinho-primavera, feitos todos de lã por ela mesma.
"Eu não ganho dinheiro com isso, é algo que faço simplesmente porque gosto", conta Wendy, que é bióloga especializada em epigenética e também artista plástica. Questionada sobre como conciliar as atividades, ela brinca. "Não acho que o Chairman Meow atrapalhe meu trabalho. É o trabalho, na verdade, que interfere e torna difícil fazer mais coisas pelos gatos", afirma.
Wendy Cho e seu gato, que originou o site para arrecadar doações para o resgate de felinos das ruas (Foto: Arquivo pessoal)Wendy Chao e seu gato, que originou o site para arrecadar doações para o resgate de felinos das ruas (Foto: Arquivo pessoal)
'Herança'De volta a 2003, a história do "gato filósofo" teve início de forma peculiar. A vizinha de Wendy fez um favor a um amigo que tinha Aids, e recebeu o gato enquanto o dono se submetia ao tratamento. A vizinha, no entanto, já tinha um gato, e os dois felinos não se deram bem.
Wendy se ofereceu para cuidar do bichano achando que seria no máximo por três semanas, mas ele foi ficando, ficando... E ao levá-lo ao veterinário um dia, ela descobriu que ele tinha a séria doença, que pode ser transmitida a humanos. "Foi uma grande sorte na verdade, porque se o Chairman Meow tivesse continuado com seu antigo dono, havia um grande risco de a doença ser transmitida. Pessoas com Aids têm o sistema imunológico enfraquecido" afirma aoG1.
Com pelo menos 9 anos de idade, o felino está em ótimas condições de saúde e só precisa agora de eventuais consultas de prevenção, segundo Wendy. Para ajudar a promover o site, ela também usa o talento de artista para fazer vídeos com participações do gato. No último, ele aparece acompanhando a transformação de uma lagarta em uma borboleta.
O dinheiro vai quase todo para doações. "A missão do Chairman Meow é, basicamente, promover os animais de estimação, o resgate dos animais de rua e o fato de que eles podem ser ótimas companhias", resume a americana.
Beijos com muito carinho e um agradecimento especial a Lime que me enviou a notícia via email, te amo!
Majô

8 comentários:

  1. Adoro essas histórias gáticas Majô! =^..^=
    Que interessante! E o gato em questão é lindo! Meus amigos filósofos e revolucionários vão amar! kkk Eu amo o Che!!!
    bjão!
    Su

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, to conseguindo viu?

    bjs
    http://somecontroversy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Su!
    Você viu que focinho mais lindo ele tem? Parece aqueles gatos que sorriem, adoro!!!
    Imagina ele de Che hahahahaha
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  4. Oi Flavinha!
    Saudades de você e do seu blog, que bom que voltou! Eu vi as fotos, que lugar maravilhoso!
    Seja bem vinda, beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Jaqueline!
    Que bom que gostou do meu blog, seja bem vinda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Es una buenaísima idea. El post precioso!!!!
    Un beso!!!

    ResponderExcluir
  7. Querida Lídia,
    Muito linda essa história, é muito bom saber que existem pessoas boas no mundo!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir